Serra Leoa e sua riquesa em recursos minerais

Serra Leoa e sua riquesa em recursos minerais

quinta-feira, 2 de maio de 2013

As causas e consequências da descolonização

A descolonização da Ásia e da África está relacionada com a decadência da Europa, motivada pela Primeira Guerra Mundial, pela crise de 1929 e Segunda Guerra Mundial. Outro fator será o despertar do sentimento nacionalista na Ásia e na África, impulsionado pela decadência da Europa e pela Carta da ONU, que, em 1945, reconheceu o direito dos povos colonizados à autodeterminação. O ponto máximo do nacionalismo será a Conferência de Bandung (1955), ocorrida na Indonésia que estimulou as lutas pela independência.

A Guerra Fria e a polarização entre EUA (capitalismo) e a URSS (socialismo) também contribuiu para o fim dos impérios coloniais. Cada uma das superpotências via na descolonização uma oportunidade de ampliar suas influências políticas e econômicas.

O surgimento de novos países que, ao lado das nações latino americanas, formaram o bloco do Terceiro Mundo. Este bloco fica dependência dos países capitalistas desenvolvidos (Primeiro Mundo) ou de países socialistas (Segundo Mundo). A dependência deste bloco será responsável pela concentração de renda nos países ricos e pelo crescente endividamento externo dos países subdesenvolvidos, apresentando sérios problemas de saúde, educação, desnutrição, entre outros.



Camila Felix

Um comentário:

  1. Após a descolonização da Ásia e África, as ex-metrópoles deixaram sequelas que podem ser vistas,inclusive,em muitos países africanos e asiáticos até os dias de hoje, muitos desses países não conseguiram se adaptar ao "novo mundo" imposto pelos colonizadores.

    ResponderExcluir