A guerra civil que assolou Ruanda no ano de 1994 deixou reflexos na história deste povo que permanecem ainda na atualidade. O conflito se aproveitou de verbas desviadas, que deveriam ser utilizadas na reestruturação do país, em graves dificuldades econômicas. Foi utilizado para compra de armas (principalmente facões) usadas no genocídio que teve a capital do país, Kigali, como palco.
Diante das atrocidades ali ocorridas e da necessidade do reconhecimento da história da África, sua riqueza cultural e seus problemas na atualidade é que se propõe o uso do filme "Hotel Ruanda", filme de Terry George (lançado no ano de 2004), para abordagem deste tema.
Apenas um ano após a conclusão do conflito, no entanto, o assasinato de habyarimana e ntaryamira em abril de 1994 provou ser o catalisador para o genocidio em ruanda, o número de mortos frequentemente citados para o mesmo é de 800.000. O FPR reinicou a sua ofensiva, acabou assumindo o controle do país. O governo hutu no exílio, em seguida, passou a utilizar os Campos de refugiados nos países vizinhos para desestabilizar o governo novo FPR. Outros conflitos na região, que estão intimamente relacionados com a guerra civil em Ruanda e os conflitos entre hutus e tutiss, estão a Primeira guerra do congo (1996-1997), o que levou, por sua vez a Segunda guerra do congo (1998-2003), que envolveu uma força hutus com o objectivo de recuperar o controle deRuanda . Devido à forte correlação entre estes eventos e os posteriores (alguns dos quais estão ainda em andamento), algumas fontes dão datações diferentes para a guerra civil de Ruanda, ou mesmo consideram-a como ainda não concluída.
Assim, enquanto a guerra civil oficialmente durou até 1993, a literatura de guerra afirma que terminou com a captura de Kigali pelo FPR em 1994 ou com o desmantelamento dos campos de refugiados em 1996 ,enquanto alguns consideram a presença de pequenos grupos de rebeldes na fronteira de Ruanda no sentido de que a guerra civil está em curso.
Caroline Moreira
